A compra compulsiva causa doenças? Quais são os sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo por compras? Existe algum tratamento? Essas são perguntas comuns de pessoas que há muito tempo desejam saber! E acredite, ainda existe muito boato acontecendo sobre essa doença.
É uma verdadeira honra comprar coisas que atendam às nossas necessidades e até que estejam relacionadas aos nossos desejos ou sonhos, desde que estejam dentro de um julgamento realista. Portanto, deve produzir prazer e satisfação. Isso é o que justamente não acontece em que sofre da compulsão de compras. Nesse artigo iremos desvendar os mistérios que cercam essa doença, os sintomas e como tratar.
O que é a compulsão por compras?
Esse é o transtorno obsessivo compulsivo de compras, ou seja, é quando não há satisfação de necessidades ou desejos. No shopping compulsivo, há um desejo doentio de consumir sem nenhum propósito ou necessidade específica, pelo contrário, não é acompanhado por uma sensação de prazer e, em seguida, por um sentimento de culpa ou arrependimento, sendo assim, esta é uma compra por impulso.
A compulsão de compras é tratada em conjunto com outros transtornos impulsivos. Quando causa sofrimento aos pacientes, incluindo desconforto psicológico, perdas financeiras e pessoais e interferência nas emoções e nas relações familiares, é considerado uma doença.
Possíveis sintomas
A compulsão geralmente está relacionada e transformado em compulsões alimentares ou compulsões por jogos de azar. Sendo assim, o transtorno obsessivo-compulsivo de compras é sempre acompanhado de ansiedade, quase sempre acompanhado de depressão – são o que chamamos de comorbidades.
Pessoas com transtorno bipolar podem ter muita euforia ou mania, mas não podemos descrevê-lo como uma pessoa compulsiva. Além disso, listamos os principais sintomas do TCC( Transtorno de compulsão de compras).
- Descontrole financeiro
- Hábitos de comprar escondidadas
- Desejo em consumir
- Ansiedade e transtorno de humor
- Desejo insaciável de realizar compras
- Fracasso
Tratamentos
Existem vários tratamentos eficazes, como: Medicamentos modernos específicos para novos antidepressivos e ansiolíticos também podem ajudar.
Quando combinada com tratamento psiquiátrico, a psicoterapia de acompanhamento na forma de terapia cognitivo-comportamental provou ser muito eficaz. Além disso, também é muito importante enfatizar o apoio da família para a superação do problema, ao invés de uma atitude crítica e discriminatória.
Por aqui, nós da Spaço Saúde Life, buscamos entender o paciente e por isso, temos uma equipe preparada para atender a todos que sofrem dessa compulsão e buscamos sempre otimizar a forma de atendimento e cuidado.