Quando consultar um psicólogo?

Spaço Saúde Life - Quando devo procurar um psicólogo

Compartilhe o Post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

A vida é cheia de desafios! Existem alguns, no entanto, que podem ser tão complicados que parece impossível seguir em frente. Quer seja a morte de um ente querido ou sentimentos avassaladores de ansiedade, é importante que você saiba que há ajuda disponível para todos os problemas que a vida coloca em seu caminho.

Saiba, neste artigo, os motivos comuns pelos quais as pessoas procuram um psicólogo!


Perda


A morte é uma parte inevitável da vida, mas isso não a torna mais fácil de lidar. Cada pessoa lida com a perda de um ente querido – seja um dos pais ou um animal de estimação – de maneira diferente.

O luto, abertamente ou em particular, é muito comum, mas encarar a realidade da perda para alguns pode levar mais tempo que para outros. O psicólogo pode ajudá-lo a encontrar maneiras adequadas de lidar com a morte.


Estresse e ansiedade

Certas facetas da vida são estressantes – desde uma entrevista de emprego a problemas de relacionamento – e podem causar ansiedade.
Estresse e ansiedade, se deixados piorar, podem levar ao isolamento social, depressão e uma série de outros problemas.


Um psicólogo pode ajudá-lo a controlar o estresse e a ansiedade, encontrando a fonte ou a causa de seus problemas, bem como as formas adequadas de superá-los.


Depressão

Sentimentos avassaladores de impotência ou desesperança são sinais comuns de depressão.
A depressão é um transtorno mental comum em que as pessoas perdem o interesse pelas coisas, sentem fadiga e, muitas vezes, têm problemas para controlar suas emoções.


Os psicólogos podem ajudá-lo a encontrar a fonte da depressão – geralmente o primeiro passo para se sentir melhor, além de ajudar nos processos do pensamento negativo.
Fobias


Ter medo de altura e aranhas são fobias comuns, mas alguns medos incomuns e infundados podem criar problemas substanciais em sua vida. Por exemplo, a sitofobia (medo de comer) pode levar a sérios problemas de saúde.

Um profissional experiente pode ajudá-lo a começar a superar seus medos para que você possa viver sem polifobia (medo de muitas coisas) ou fobofobia (medo do medo).


Problemas de família e relacionamento


Relacionamentos, sejam familiares, pessoais ou de trabalho, têm seus altos e baixos. Embora os relacionamentos possam ser algumas das melhores coisas da vida, também podem ser uma fonte de estresse e problemas.


Uma terapia, seja individualmente ou em grupo, pode ajudar a eliminar as rugas que podem se formar até mesmo nos relacionamentos mais fortes.
Conheça os psicólogos da Spaço Saúde Life! Temos consultas com preços populares e com o tempo de atendimento recomendado pela Sociedade Brasileira de Psicologia.

Veja outros posts

Paciente recebendo aplicação de toxina botulínica na testa

Quanto tempo dura a Toxina Botulínica?

Entenda a duração do procedimento e em que momento uma nova aplicação deve ser realizada Você sabia que a sua aplicação de Toxina Botulínica tem