Muitas pessoas são afetadas pelo transtorno alimentar, mas poucas delas entendem o que, de fato, representa a doença. Portanto, resolvemos dissecar o que é o transtorno de compulsão alimentar.
O transtorno alimentar é caracterizado pelo consumo repetitivo e exagerado de quantidades excepcionalmente grandes de alimentos, juntamente de um sentindo de perda de controle enquanto ingere a comida. Entenda mais sobre esta condição no post do blog!
O que é o transtorno de compulsão alimentar?
É um transtorno alimentar grave, com risco de vida e tratável, caracterizado por episódios recorrentes de ingestão de grandes quantidades de alimentos. Além disso, existem outras características como: sensação de perda de controle, angústia ou culpa, vergonha. Ou seja, a compulsão alimentar faz com que as pessoas necessitem comer em grandes quantidades em pouco tempo.
Causas
Existem diversos fatores que possam causar o transtorno alimentar, vejamos:
Dieta errada
Após dietas muito fortes, é possível que a pessoa desenvolva a compulsão alimentar. Especialistas afirmam que esse tipo de dieta pode acabar deixando algumas pessoas deprimidas e dessa forma, o desejo por comidas onde geralmente elas não poderiam comer
Fome emocional
Esse fator é sem dúvidas, um dos piores tipos. A pessoa que tem o transtorno, comerá de forma compulsiva e terão as mudanças emocionais como gatilho. Sendo assim, a comida sempre será relacionada com o bem-estar.
Estresse
O maior inimigo de todas as pessoas, se chama estresse! E no transtorno alimentar, isso não seria diferente, afinal, a compulsão pode ser uma forma da pessoa lidar com o estresse.
Problemas com a aparência
As pessoas que tem compulsão alimentar não gostam de sua aparência. Por isso, elas não tomam ciência de suas atitudes e constantemente acham que devem comer menos.
Sintomas
Os sintomas da compulsão alimentar podem ser:
- Comer muito rápido;
- Comer sem fome;
- Continuar comendo só por comer;
- Sentimento de tristeza;
- Se tornar uma pessoa introvertida;
Riscos do transtorno alimentar
Como toda doença, o transtorno alimentar pode causar alguns riscos, sendo eles:
- Infertilidade;
- Diminuição capacidade respiratória;
- Gastrite;
- Insuficiência cardíaca;
- Depressão;
- Obesidade;
- Cálculo renal.
Tratamento
Como todos os distúrbios alimentares, o tratamento deve ser multidisciplinar. É necessário que o paciente seja acompanhado de médico, psicológico e nutricionista. Portanto, o tratamento não deverá ser apenas com medicação, tendo em vista que o paciente também precise trabalhar a sua mente.
Depois do início do tratamento (Médico e psicólogo), é necessário que haja um plano alimentar, sendo assim, é o momento onde o nutricionista entra em ação, onde serão estudadas formas de uma nova educação alimentar para conseguir controlar a compulsão.
Lembre-se que cuidar de si é a melhor coisa que podemos fazer por nós. Você merece viver bem e com saúde!