O que faz o clínico geral?

Spaço-Saúde-Life O-que-faz-o-clínico-geral_

Compartilhe o Post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

O clínico geral, também conhecido como médico de família, fornece diagnósticos e cuidados para pacientes em casos de rotina e geralmente encaminha os pacientes à especialistas quando precisam de um tratamento mais específico.

Ao contrário de outros médicos especialistas, que se concentram em um tipo específico de doença ou em uma parte específica do corpo, os clínicos gerais fornecem atendimento abrangente a pacientes de todas as idades e sexos em todas as fases da vida. Eles tratam uma grande variedade de condições de saúde diferentes. Os médicos de família não tratam doenças; eles cuidam das pessoas.


Apesar de ser chamado de médico de família, você pode ser uma pessoa solteira, sem filhos e ainda assim precisar dele.


4 cinco funções mais essenciais que esse médico desempenha

1) O Clínico Geral supervisionam seus cuidados preventivos

Educar os pacientes na prevenção de doenças e manutenção da saúde é uma das principais funções desempenhadas por um clínico geral. Eles cuidam de todo o seu ser, incluindo suas necessidades mentais e emocionais. Isso pode assumir a forma de ajudá-lo com:

  • Técnicas de alívio do estresse e controle da raiva
  • Controle de peso e aconselhamento nutricional
  • Teste de fertilidade e aconselhamento
  • Sugestão das melhores formas de exercício físico para o seu nível de condicionamento físico

2) Os clínicos gerais são especialistas no gerenciamento de reclamações comuns


Quando uma criança está com o vírus da gripe, ou você sente que está pegando outra infecção da bexiga, seu médico de família é o seu recurso médico para obter a medicação apropriada. Se seu filho precisa de imunizações para a escola ou acampamento, ou você tem dúvidas sobre a taxa de crescimento físico de seu filho, seu médico de família é sua primeira parada.


3) Os Clínicos Gerais diagnosticam condições emergentes

Como eles fornecem tratamento para você e sua família por longos períodos, os médicos de família conhecem muito bem seu histórico médico. Eles sabem o que é “normal” para você e geralmente são a primeira pessoa em quem você confia quando sente sintomas novos ou incomuns. A familiaridade do seu médico de família com seus registros médicos o ajuda a reconhecer rapidamente uma mudança significativa que pode indicar uma condição séria ou oculta.


Eles costumam ser os primeiros a rastreá-lo em busca de sinais precoces de doenças graves, como câncer, e costumam ser os primeiros a detectar doenças emergentes. Eles solicitam, realizam e interpretam testes para diagnosticar as condições, explicam os resultados para você e então monitoram seu progresso e reavaliam seu tratamento quando necessário.


4) Clínicos gerais lidam com doenças crônicas

Acidente vascular cerebral, doenças cardíacas, asma, diabetes e câncer são algumas das condições crônicas e degenerativas mais comuns tratadas por um clínico geral. Eles fornecem atendimento contínuo e personalizado durante alguns dos momentos mais desafiadores de sua vida, continuando a usar testes de diagnóstico para avaliar seu progresso e determinar a próxima melhor etapa em seu plano de tratamento individualizado.


Os médicos de família supervisionam enfermeiras, assistentes médicos e assistentes médicos. Eles coordenam em seu nome os terapeutas ocupacionais e de reabilitação, profissionais de saúde mental, farmacêuticos, assistentes sociais e outros profissionais de saúde.

Eles o encaminham para um especialista se sua condição se agravar, mantendo-se envolvido e informado, atuando como seu médico nos cuidados primários. Isso poupa você do estresse de ter que resolver tudo sozinho.


Você está pronto para se juntar a um Clínico Geral apaixonado por medicina preventiva e dedicado a apoiar o bem-estar de sua família em todos os ciclos da vida? As instalações de medicina familiar e atendimento da Spaço Saúde Life oferecem profissionais de medicina familiar compassivos e centrados no paciente, que são treinados em uma ampla variedade de disciplinas, Agende sua consulta!

Veja outros posts

Paciente recebendo aplicação de toxina botulínica na testa

Quanto tempo dura a Toxina Botulínica?

Entenda a duração do procedimento e em que momento uma nova aplicação deve ser realizada Você sabia que a sua aplicação de Toxina Botulínica tem