Parto Cesárea x Parto Normal

Compartilhe o Post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Quando se trata de dar à luz, normalmente as mulheres possuem a mesma dúvida: o que escolher? Parto normal ou cesárea? Hoje, vamos falar um pouco mais sobre estes dois procedimentos, suas vantagens, diferenças e como escolher o mais ideal para você!  

Se você está grávida e tentando decidir qual opção é melhor de acordo com as suas vontades e expectativas, este artigo é para você!  

Parto normal 

O parto normal é feito através da expulsão do feto, que acontece através do canal vaginal.  

Ele tende a ser melhor para a mãe e para o bebê na maioria dos casos, porque além da rápida recuperação que permite que a mãe possa cuidar logo do bebê e sem dor, o risco de infecção da mulher é menor pois o parto normal apresenta menos sangramento e o bebê também tem menos risco de apresentar problemas respiratórios. 

Parto cesárea  


A cesárea é um procedimento cirúrgico no qual o feto é retirado por meio de um corte na região abdominal. E há vários casos em que a cesariana pode ser a melhor escolha. Como por exemplo, quando há apresentação pélvica (quando o bebe está sentado), gemelar (quando o primeiro feto está em posição anômala), quando ocorre desproporção céfalo-pélvica ou nos casos em que há suspeita de descolamento da placenta ou placenta prévia total, fechando o canal de parto! 
 
A recuperação varia bastante entre os dois: Nos casos de parto normal, normalmente a mãe pode levantar logo para cuidar do bebê, não apresenta dor após o parto e os partos futuros tendem a ser mais fáceis, duram menos tempo e a dor ainda é menor, enquanto na cesárea, a mulher precisa descansar de 6 até 12 horas depois do parto, tem dores e os partos futuros de cesariana podem ser mais complicados, e nas primeiras semanas, a cicatriz pode coçar ou ficar dolorosa.  

Riscos e complicações  

Ambos os partos vaginais e cesarianas vêm com riscos e possíveis complicações, uma cesariana tem potenciais riscos como infecções, perda de sangue, coágulos sanguíneos, lesão no intestino ou bexiga, e reações à anestesia ou medicação. 

O parto normal, por mais que tenha menos riscos de possíveis complicações, ainda sim pode ocorrer laceração no assoalho pélvico, que é o músculo que sustenta os órgãos da pélvis, causando incontinência de urina ou fezes.  

De qualquer forma, não se esqueça: seu corpo é seu lar! É importante reiterar que o direito de escolha é seu! O parto mais indicado é o que te deixa mais confortável e confiante.  

Conte com a Spaço Saúde para te orientar neste momento tão importante! Agende sua consulta.  

Veja outros posts

Queda capilar: As principais causas

A queda capilar é uma ação que tira o sono de muitas pessoas. Nesse sentido, certas atitudes podem acelerar este processo e prejudicar seus fios.