Medicina Esportiva: o que é e quando procurar esta especialidade

Medicina esportiva

Compartilhe o Post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Conheça esta área da medicina essencial para cuidar da sua saúde durante as atividades físicas 

A prática de atividade física, profissional ou amadora, precisa de orientações para prevenção de lesões ou possíveis doenças oriundas desses exercícios. Com isso, a medicina esportiva surge para dar todo suporte necessário nesta questão. 

A Spaço Saúde Life traz, no post de hoje, informações referentes a esta especialidade. Acompanhe abaixo! 

O que é a medicina esportiva? 

A medicina esportiva é um ramo da medicina que cuida da aptidão física e prevenção de lesões relacionadas ao esporte e exercícios físicos. Todavia, ela não se restringe apenas para os atletas profissionais. Qualquer pessoa apta a praticar atividades físicas pode recorrer a estes profissionais. 

Com o apoio dos médicos do esporte, é possível definir as ações mais corretas dentro das práticas esportivas, de modo a obter os melhores resultados para sua saúde, reduzindo a mortalidade, o surgimento de doenças e promovendo a qualidade de vida dos portadores de comorbidades. 

O que faz o médico do esporte? 

Este profissional atua na prevenção de problemas de saúde e na evolução do desempenho dos pacientes que praticam atividades esportivas profissionais e amadoras. Todavia, existem segmentos essenciais dentro da Medicina do Esporte onde este profissional pode estar presente, como: 

  • Traumato-Ortopedia Desportiva (tratamento de lesões ósseas, articulares e musculares); 
  • Cardiologia do Esporte (avaliação cardiovascular dos praticantes de atividades físicas, profissionais ou não); 
  • Medicina do Exercício (utilização clínica do exercício para pessoas com doenças ou grupos específicos, como idosos, mulheres e crianças). 

Com o médico do esporte, é investigado o histórico do paciente antes da prática do exercício até os cuidados após as atividades. Aliado a inovações e tecnologias na área, as orientações são direcionadas para uma evolução saudável, com períodos de descanso para prevenir possíveis lesões. 

Quando devo procurar a medicina esportiva? 

Escolher atividades de alto impacto ou realizar exercícios sem a devida orientação pode trazer uma carga negativa para o corpo. Dessa forma, é importante moderar os exercícios de acordo com o que seu corpo aguenta. 

Com isso, entra a atuação do médico do esporte. Estes profissionais são essenciais para aconselhar suas ações dentro da prática esportiva de forma segura, seguindo algumas diretrizes e dicas para evitar lesões, como: 

  • Praticar técnicas seguras no esporte escolhido; 
  • Fazer exame físico anual; 
  • Descansar o corpo; 
  • Alongar o corpo todos os dias; 
  • Não ignorar a dor; 
  • Realizar aquecimentos antes da atividade; 
  • Ouvir o médico de confiança e seu orientador durante as atividades. 

Dessa forma, você mantém o corpo e a mente saudáveis e ativos, evitando lesões, doenças, depressão e exaustão. Além disso, auxilia no reforço ósseo, prevenindo a osteoporose. 

Conheça a equipe de medicina esportiva da Spaço Saúde Life e tenha a melhor orientação necessária para cuidar da sua qualidade de vida! 

Veja outros posts

Paciente recebendo aplicação de toxina botulínica na testa

Quanto tempo dura a Toxina Botulínica?

Entenda a duração do procedimento e em que momento uma nova aplicação deve ser realizada Você sabia que a sua aplicação de Toxina Botulínica tem