Toxina Botulínica: conheça os prós e contras do procedimento

Mulher aplicando Toxina Botulínica

Compartilhe o Post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Fique por dentro dos benefícios e contraindicações do tratamento!

Desde sua invenção na década de 1980, as pessoas usam a toxina botulínica para tratar condições médicas, suavizar rugas e ter a melhor aparência. Somente em 2016, mais de 7 milhões de pessoas realizaram o procedimento, tornando-se o procedimento cosmético minimamente invasivo mais comum.

No entanto, assim como qualquer opção de tratamento, existem fatores e riscos a serem considerados antes de decidir se o procedimento é adequado para você. Acompanhe o texto e saiba mais!

Prós da Toxina Botulínica

A toxina é uma alternativa segura e não cirúrgica à cirurgia plástica. Embora o tratamento seja temporário, é um procedimento de “retoque” eficaz, sem cicatrizes ou danos residuais na pele ou no tecido muscular. Homens e mulheres têm realizado o procedimento principalmente para reduzir o aparecimento de rugas faciais.

Toxina Botulínica previne rugas de forma eficaz

Não é apenas uma moda – a aplicação da toxina botulínica realmente funciona! É aprovada pela FDA, provando ser bem sucedida. Mas como isso funciona? A substancia previne as contrações musculares atacando as proteínas que desencadeiam as contrações. Quando os músculos param de se mover, as rugas param de se formar. A toxina pode ser aplicada em qualquer parte do rosto para apagar ou reduzir temporariamente as linhas horizontais da testa, as linhas verticais da testa e os pés de galinha. São milhões de clientes satisfeitos com seus resultados!

Os resultados não são permanentes

Os músculos faciais que foram “congelados” com a toxina acabarão por recuperar o movimento após um certo período de tempo. Por causa disso, o procedimento tem resultado temporário, que dura de 3 a 6 meses. Se você não gostar dos resultados do seu tratamento com, pode simplesmente aguardar a toxina desaparecer e parecerá que você nunca fez nada. A toxina botulínica oferece a você a flexibilidade de decidir se deseja continuar os tratamentos ou voltar ao que era antes.

Os tratamentos são rápidos e (quase) indolores

Incluindo a consulta inicial e preparação, o procedimento leva cerca de 30 minutos. A aplicação é relativamente indolor e leva cerca de 5 a 10 minutos. Um médico treinado aplicará a toxina através de pequenas agulhas, e algumas clínicas oferecem anestesias antes do procedimento.

Os resultados são rápidos

Os pacientes normalmente podem ver o resultado dentro de 2-7 dias. O resultado completo – pele lisa e sem rugas – leva cerca de 2 semanas. A maioria dos tratamentos dura de 3 a 6 meses.

Os benefícios não são apenas estéticos

Além de seus usos cosméticos, a Toxina Botulínica pode tratar uma variedade de condições. As aplicações bloqueiam os sinais químicos dos nervos que causam a contração dos músculos, tratando condições que afetam o funcionamento do corpo.

Aqui estão algumas condições que o Toxina pode tratar:

⦁ Olho preguiçoso: O olho preguiçoso geralmente é causado por um desequilíbrio nos músculos responsáveis pelo posicionamento do olho. A toxina botulínica tem a capacidade de congelar os músculos e prevenir espasmos musculares, tornando-se uma opção de tratamento viável para o olho preguiçoso.

⦁ Contração dos olhos: A contração dos olhos é muitas vezes temporária e causada pela falta de sono ou estresse. No entanto, algumas pessoas sofrem de espasmos crônicos nas pálpebras chamados blefaroespasmo. As injeções de toxina botulínicatoxina botulínica relaxam os músculos contraídos das pálpebras e bloqueiam parte da sinalização nervosa responsável pela contração. Isso pode proporcionar alívio dos espasmos musculares contínuos da pálpebra. Na maioria dos casos, as pálpebras dos pacientes cessam seus espasmos dentro de um dia a uma semana após a injeção.

⦁ Suor excessivo: A transpiração é um processo natural que ajuda a manter as pessoas frescas. No entanto, com transpiração excessiva, as pessoas suam ao longo do dia, mesmo quando a temperatura é confortável e não estão se exercitando. Felizmente, você pode tratar a transpiração excessiva com a toxina botulínica. Quando injetado nas axilas, mãos ou solas dos pés, a substância bloqueia a secreção do produto químico que ativa as glândulas sudoríparas.

⦁ Enxaquecas crônicas: Se você tiver enxaquecas mais de 15 dias por mês, a toxina botulínica pode ajudar a reduzir a frequência da dor de cabeça. Para ajudar a aliviar a enxaqueca, o toxina botulínica entra nas terminações nervosas ao redor do local da injeção e bloqueia a liberação de substâncias químicas envolvidas na transmissão da dor. Isso impede a ativação de redes de dor no cérebro.

⦁ Disfunção da bexiga: As aplicações de toxina botulínica no revestimento da bexiga podem ajudar a reduzir a incontinência urinária causada por uma bexiga hiperativa. Os pacientes que recebem esse tratamento veem várias melhorias, incluindo episódios reduzidos de incontinência urinária, urgência reduzida e redução no número de vezes que urinam ao longo do dia e da noite. Aproximadamente 70-75% dos pacientes experimentam uma redução significativa nos sintomas.

⦁ Contraturas musculares: Aqueles que tiveram contraturas musculares tratadas com injeções de toxina botulínica relataram melhora no posicionamento e amplitude de movimento, diminuição da dor nos músculos rígidos, redução da espasticidade e maior facilidade no alongamento.

Não há tempo de inatividade

Ao contrário das operações cirúrgicas, a toxina botulínicanão requer tempo de recuperação. Algumas pessoas podem apresentar pequenos hematomas perto do local da injeção. No entanto, raramente há efeitos colaterais que exigem tempo de recuperação. Você pode retomar suas atividades diárias normais logo após o tratamento. Apenas evite exercícios pesados no dia da aplicação da substância e espere pelo menos 2 semanas entre os tratamentos.

Conveniente

A toxina botulínica é uma alternativa segura e conveniente para a cirurgia plástica. Os pacientes podem agendar consultas de injeção rápida conforme sua conveniência.

Poucos riscos

A toxina botulínica é aprovado pela FDA e tem muito poucos riscos à saúde associados aos seus tratamentos. Efeitos colaterais graves e reações alérgicas relacionadas às injeções da substância são muito raros. Sempre vá a uma clínica respeitável para evitar riscos ou complicações.

Contras da Toxina Botulínica

Apesar de sua eficácia no tratamento de problemas cosméticos, existem algumas desvantagens acerca da toxina botulínica. É importante considerar esses fatores antes de prosseguir com o tratamento.

Os resultados são temporários

Você também deve ter notado isso na seção Prós – porque os resultados temporários são bons e ruins! Por um lado, os resultados temporários significam que, se você não gostar do que vê, ele desaparecerá em alguns meses. No entanto, isso também significa que, se você gostar dos resultados, precisará acompanhar as injeções da toxina botulínica com mais regularidade. Tenha em mente que o procedimento pode durar de 3 a 6 meses, então você precisará agendar consultas contínuas para manter sua aparência. Isso pode se tornar demorado e caro para quem precisa de visitas frequentes.

Custo

As injeções de toxina botulínica são relativamente caras, e a quantidade depende de onde é injetada e quanto é necessária. E como os tratamentos com a substância são temporários, terá que pagar por injeções regularmente, dependendo de suas necessidades.

Requer um profissional

A toxina botulínica não é algo que você pode injetar por conta própria! Um médico profissional determinará onde a injeção é necessária e quanto deve ser administrada. Sempre pesquise clínicas de antemão para se certificar de que são altamente respeitáveis. Encontrar uma clínica experiente minimizará as chances de você experimentar efeitos colaterais negativos ou perda muscular indesejada.

Pode haver efeitos colaterais

A maioria dos efeitos colaterais da toxina botulínica é leve e não causa grandes desconfortos. Os efeitos colaterais mais comumente relatados são hematomas e inchaço no local da aplicação. Em casos mais graves, uma pequena porcentagem de pacientes apresentou dor no pescoço, infecções do trato respiratório superior, náusea, pequena perda da fala e queda das pálpebras. Reações alérgicas graves são raras, mas podem incluir coceira, chiado no peito, dificuldade para respirar ou inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Sempre consulte seu médico com antecedência para discutir os riscos potenciais.

Afetando músculos indesejados

A toxina botulínica paralisa e relaxa os músculos sobrecarregados para evitar o aparecimento de rugas. No entanto, se injetado incorretamente, pode levar à falta de expressão facial adequada. Alguns pacientes podem experimentar a aparência de um olhar constantemente franzido ou surpreso. Além disso, alguns têm problemas de estrabismo. É por isso que é importante agendar tratamentos de clínicas conceituadas para reduzir o risco de efeitos colaterais indesejados.

Não fique na dúvida nem tenha receio de realizar o tratamento. Busque os profissionais especializados e aplique com segurança e eficácia!
Conte com a Spaço Saúde Life! Entre em contato, tire todas as suas dúvidas e agende seu procedimento conosco.

Veja outros posts

Paciente recebendo aplicação de toxina botulínica na testa

Quanto tempo dura a Toxina Botulínica?

Entenda a duração do procedimento e em que momento uma nova aplicação deve ser realizada Você sabia que a sua aplicação de Toxina Botulínica tem