Alimentação no verão: atente-se ao que consome!

Mulher cuidando da alimentação no verão

Compartilhe o Post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Saiba como ingerir corretamente os alimentos nesta época do ano e evitar problemas com a sua saúde

A época mais quente do ano já começou e, com ela, os cuidados com a saúde e alimentação no verão devem ser ainda maiores, não só à saúde física, mas também a qualidade e integridade dos alimentos.  

Portanto, a Spaço Saúde Life traz, no artigo de hoje, a importância de estar de olho no que você consome. Acompanhe! 

Por que temos que cuidar da saúde e alimentação no verão? 

Como dito anteriormente, o verão é a estação mais quente do ano e, por consequência, a probabilidade de ter um problema de saúde é grande. Isso pode ocorrer por diversos fatores, mas os principais estão relacionados ao fato de estarmos mais expostos ao sol, o que pode proporcionar quadros de desidratação e queimaduras. 

Além disso, um ambiente muito quente pode não ser favorável para os alimentos, deixando-os com uma validade mais curta e inviabilizando o seu consumo. 

De que forma podemos manter a saúde e a alimentação em dia no verão? 

Boas práticas são fundamentais em qualquer época do ano, e mais ainda no verão. Portanto, algumas dicas podem fazer a diferença no trato à sua saúde e bem-estar. 

Não deixe a água de lado! 

No verão, a tendência é que o corpo produza mais suor e, dessa forma, acabamos desidratando com mais facilidade. Portanto, é importante estar sempre acompanhado de uma garrafa de água. Caso tenha dificuldade em lembrar de bebê-la, utilize aplicativos que atuam como alertas de hidratação. Você pode saborizar a água com frutas como limão, abacaxi, morango, complementando com gengibre ou hortelã. 

Consuma alimentos mais leves 

Deixe de lado alimentos ricos em açúcar ou gordura! Estes são os vilões do seu verão e podem dificultar a digestão. Assim, inclua na sua dieta sanduíches naturais, frutas, oleaginosas e sucos, que são de fácil digestão e leves, excelentes para o verão. Fuja dos alimentos condimentados e com excesso de gorduras, principalmente as saturadas. 

Faça seus lanches 

Montar o seu próprio lanche proporciona mais segurança naquilo que irá ingerir, pois você terá planejado e escolhido cada ingrediente da sua refeição. Além disso, é muito mais saudável do que aquele alimento que você compra já pronto, não é mesmo? 

Opte por alimentos não perecíveis 

Quer ter uma escolha saudável para saciar sua fome durante o dia? Então, opte por frutas desidratadas, barras de cereal ou de proteína, sementes e oleaginosas, que podem ser carregadas na bolsa ou mochila, dentro de sua embalagem de origem ou em potes pequenos, sendo assim alternativas saudáveis para consumo. 

Armazenamento e temperatura dos alimentos 

Caso faça o transporte de alimentos, opte por uma bolsa térmica, pois é fundamental que mantenha os alimentos nas temperaturas corretas. Caso contrário, é um prato cheio para proliferação de micróbios. 

Atenção à qualidade dos alimentos dos estabelecimentos 

Quando optar por fazer as refeições em um estabelecimento, tome alguns cuidados: além de ingredientes frescos e de qualidade, fique de olho quanto a limpeza e a higiene local, pois esses pontos refletem diretamente na qualidade do alimento. Caso não seja possível, evite pedir pratos com ingredientes crus, como o sushi e o tartar, por exemplo, pois o risco de contaminação pode ser maior. 

Conte com a Spaço Saúde Life! 

Aproveite o verão ao máximo e não deixe de cuidar do seu bem maior: sua saúde! Conte com a nutrologia da Spaço Saúde Life e receba toda orientação necessária para uma boa alimentação no verão sem dores de cabeça. Agende sua consulta o quanto antes!

Veja outros posts

Paciente recebendo aplicação de toxina botulínica na testa

Quanto tempo dura a Toxina Botulínica?

Entenda a duração do procedimento e em que momento uma nova aplicação deve ser realizada Você sabia que a sua aplicação de Toxina Botulínica tem