Fundamental para nossa sobrevivência, o sistema imunológico nos mantém saudáveis diante do surgimento de doenças, bactérias e outras comorbidades. Sua função é prevenir ou limitar a infecção, e envolve muitos tipos de células, órgãos, proteínas e tecidos. Quando o sistema imunológico encontra, por exemplo, um patógeno ou parasita, ele desenvolve a chamada resposta imunológica.
Quer saber mais? Acompanhe no nosso novo artigo!
Como funciona a resposta imunológica do corpo?
O sistema imunológico de cada pessoa é diferente, mas, como regra geral, torna-se mais forte durante a idade adulta, pois, nessa época, somos expostos a mais patógenos e desenvolvemos mais imunidade. Depois que um anticorpo é produzido, uma cópia permanece para que, se o mesmo antígeno aparecer novamente, ele possa ser tratado mais rapidamente.
Nosso corpo tem três tipos de imunidade: inata, adaptativa e passiva.
Imunidade inata
O sistema imunológico humano, semelhante ao de muitos animais, atacará invasores estrangeiros desde o primeiro dia. Essa imunidade inata inclui as barreiras externas do nosso corpo – a primeira linha de defesa contra patógenos – como a pele e as membranas mucosas da garganta e do intestino.
Imunidade adaptativa
Esta proteção contra patógenos se desenvolve à medida que passamos pela vida. À medida que somos expostos a doenças ou vacinados, construímos uma biblioteca de anticorpos para diferentes patógenos. Isso às vezes é chamado de memória imunológica porque nosso sistema imunológico se lembra dos inimigos anteriores.
Imunidade passiva
Esse tipo de imunidade é “emprestado” de outra fonte, mas não dura indefinidamente. Por exemplo, um bebê recebe anticorpos da mãe através da placenta antes do nascimento e no leite materno após o nascimento. Essa imunidade passiva protege o bebê de algumas infecções durante os primeiros anos de vida.
Quais são as doenças do sistema imunológico?
É possível que o nosso corpo produza distúrbios imunológicos ao longo da nossa vida, por conta da complexidade do sistema imunológico. Assim, são três categorias que enquadram esses distúrbios:
Imunodeficiências
Surgem quando uma ou mais partes do sistema imunológico não funcionam. As imunodeficiências podem ser causadas de várias maneiras, incluindo idade, obesidade e alcoolismo;
Autoimunidade
Em condições autoimunes, o sistema imunológico erroneamente visa células saudáveis, em vez de patógenos estranhos ou células defeituosas. As doenças autoimunes incluem doença celíaca, diabetes tipo 1, artrite reumatoide e doença de Graves;
Hipersensibilidade
O sistema imunológico reage exageradamente de uma forma que danifica o tecido saudável. Um exemplo é o choque anafilático em que o corpo responde a um alérgeno tão fortemente que pode ser fatal.
Procure sempre o acompanhamento médico quando perceber alguma alteração no seu corpo. Dessa forma, você evita o agravamento de uma possível doença e recebe o diagnóstico e tratamento com um especialista no assunto. Conte com a nossa equipe médica e tenha uma vida com mais saúde. Agende sua consulta!