Melasma e os cuidados com a pele

No artigo de hoje, você confere mais informações sobre o Melasma e os cuidados necessários com essa condição de pele. Acompanhe!

Compartilhe o Post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

O Melasma é uma doença de pele inofensiva, o que significa que não há necessidade de se preocupar com o estado da sua saúde no geral. Porém, suas manchas podem afetar a confiança do paciente, especialmente quando a condição aparece nas áreas óbvias e mais visíveis do rosto.  

No artigo de hoje, você confere mais informações sobre o Melasma e os cuidados necessários com essa condição de pele. Acompanhe!

Entenda o Melasma

É uma doença de pele muito comum que se caracteriza por uma alteração de pigmentação. Não provoca dor ou coceira e também não tem sintomas específicos.

Ao se expor de maneira excessiva com o sol, a pele produz melanina em excesso, o que faz com que essa área fique mais escura.   

Causas

Não há uma causa definida, mas alguns dos seus fatores desencadeantes estão relacionados ao uso de contraceptivos hormonais, gravidez, exposição solar, luzes ultravioletas e visíveis. A predisposição genética também pode desempenhar um papel influenciador para o surgimento desta condição. O Melasma não tem cura! Porém, há alguns cuidados na rotina que você pode incluir para que as manchas amenizem e a doença fique controlada.  

Rotina de cuidados

Como mencionamos, apesar de não haver cura para o Melasma, há cuidados importantes que podem controlar e até amenizar a doença. Confira a seguir um passo a passo!

  1. Limpeza 

Higienizar a pele com produtos suaves como água micelar, gel ou sérum neutros é importante para a limpeza. Além disso, é recomendado evitar esfoliantes, pois podem irritar a pele!

  1. Hidratação  

Durante o tratamento do melasma, a irritação e o avermelhamento devem ser evitados.  Portanto, invista na HIDRATAÇÃO! Opte por produtos não comedogênicos e suaves, com ácido hialurônico, glicerina, ceramida, niacinamida, ureia em baixas concentrações e vitamina E   

  1. Foto proteção (com cor são ainda mais indicados!) 

O filtro solar não pode, nunca, ser excluído da sua rotina. Especialmente se você sofre com Melasma. Escolha um com FPS de no mínimo 30, mesmo em ambientes fechados. Uma boa dica é optar pelo protetor solar com cor, pois estes também funcionam como barreira para a luz visível, vinda das lâmpadas e aparelhos eletrônicos. Além disso, evite exposição excessiva ao sol, ao calor e resfrie a pele sempre que puder. Para isso, você pode utilizar uma água termal.  

  1. Dermocosméticos com ativos clareadores 

Para uma rotina de cuidados mais personalizada e voltada para o controle do Melasma, invista em dermocosméticos com ácido retinóico, glicólico, kójico, ferúlico, além de outras substâncias que ajudam a clarear manchas, como hidroquinona, e resveratrol.  Aposte, ainda, em produtos antioxidantes, que previnem os danos causados pelos radicais livres na pele! Esses ativos não só clareiam e diminuem as manchas na pele, como também previnem o surgimento de novas marcas. 

  1. Procedimentos estéticos para o controle de manchas 

 Além dos cuidados preventivos quanto ao controle do Melasma, são indicados alguns tratamentos para a remoção das manchinhas que podem ser bem incômodas.  

Os principais utilizados são: 

  • Peelings 
  • Microagulhamento 
  • Lasers 

Você sofre com o Melasma? Entre em contato e agende uma consulta. Nossa equipe está pronta para oferecer o melhor tratamento de acordo com as suas necessidades.

Veja outros posts