Check-up vascular: saiba a importância do exame

Check-up vascular: saiba a importância do exame

Compartilhe o Post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

As varizes acontecem quando há um defeito nas válvulas, causando um fluxo incorreto de sangue no corpo. Dessa forma, realizar exames preventivos se torna essencial no combate a esta condição 

Atualmente, no Brasil, de 15 a 20% da população é portadora de varizes nos membros inferiores. Muitos casos são encarados apenas como um problema estético. Dessa forma, iremos explicar a importância desse exame tão sério e que pode ajudar a qualidade da sua saúde. Veja no post abaixo! 

O que são varizes?

As varizes são veias das pernas e dos pés que sofreram dilatação e deformação ao longo do tempo. Existem válvulas dentro dessas veias que levam sangue até o coração. Porém, quando esses dispositivos param de funcionar, acabam dilatando e prejudicando o fluxo sanguíneo. 

Nessas situações, o mais esperado é que tenha o descobrimento de forma precoce. Assim, através da realização do check-up vascular, é possível o tratamento iniciar de forma avançada e evitar complicações médicas como: 

  1. Escurecimento das pernas 
  1. Úlcera vascular 
  1. Trombose 

Fatores de risco em doenças arteriais

Em relação às doenças arteriais, o check-up vascular geralmente é indicado para os pacientes acima dos 40 anos. Assim sendo, listamos alguns fatores de risco que podem agravar a situação, que são: 

  • Hipertensão; 
  • Obesidade; 
  • Aumento de colesterol; 
  • Diabetes; 
  • Sedentarismo; 
  • Má Alimentação. 

Tipos de Tratamentos

Existem, hoje, algumas formas de tratamento que são muito eficazes e ajudam a combater as varizes. São elas: 

Clínico 
Nesses casos, os médicos podem usar medicamentos como os principais combatentes. Além disso, indicar o uso de meias elásticas. 

Intervencionista 
Esse tipo de tratamento pode aplicar dois métodos de secagem de varizes: utilizando produtos injetáveis no local ou o laser transdérmico. 

Cirúrgico 
Nos procedimentos cirúrgicos, podem ser usado 3 tipos diferentes de formas para seguir o tratamento. São eles: Tratamento convencional, endolaser e a radiofrequência. 

Portanto, se você possui mais de 40 anos, é importante que já comece a pensar em fazer o check-up vascular. Não deixe de cuidar da sua saúde e agende uma consulta! Saiba que o Spaço Saúde está disponível para lhe ajudar! 

Veja outros posts

Mulher tratando o rosto com botox

Mitos e verdades sobre o Botox ®

Fique por dentro deste procedimento que promove sua autoestima e beleza O Botox® está entre os tratamentos estéticos mais populares disponíveis para combater os sinais